"A Capital do Mundo" de Renato Fontinha (Opinião)


           


Editora: Saída de Emergência

Ano: 2016, 1º edição

Minha avaliação: 3/5 estrelas 

    De uma aldeia onde as oportunidades de negócio são poucas, a vida não promete muito e a pobreza reina, um grupo de cinco rapazes muda-se para a grande e próspera Lisboa, numa altura em que Portugal controla o mercado mundial através da rota marítima para a Índia. A abundância e riqueza na cidade mais conhecida como a “capital do mundo” são muito bem descritas, assim como um certo desequilíbrio na distribuição dessa riqueza, não só no interior da cidade mas também comparando com o resto do país, principalmente com as pequenas vilas e aldeias do interior. Ao longo de todas as peripécias e aventuras que fazem parte da história dos cinco jovens, temos o relato de um serial killer da época, elucidando o leitor sobre o modo de atuar e todas as razões que o moviam a tais atrocidades, o que torna o livro muito mais cativante!

            Algo que gostei bastante foi a explicação detalhada de tudo o que envolvia a viagem até à Índia, desde a embarcação, a rota, onde paravam, os mantimentos necessário, os estatutos a bordo e muitos outros pormenores que realmente demonstram a dificuldade e perícia que tal viagem requeria. Temos uma apresentação detalhada do dia a dia do povo português, dos estatutos sociais e o que se esperava de cada um, assim como toda a corrupção, escravatura e prostituição existente.


            Por outro lado, na minha opinião, houve certos pormenores que me desiludiram neste livro, por exemplo, as listas intermináveis que não eram necessárias e tornam a leitura um pouco cansativa, certos confrontos que poderiam ter sido relatados dado que enriqueceriam muito a história, entre outros que não quero enumerar para que não percam a vontade de dar uma oportunidade a este livro. Digo isto porque apesar de certos detalhes me terem incomodado, ainda assim considero importante que este livro seja lido principalmente por portugueses, pois descreve muito bem aquilo que foi o nosso passado e as nossas raízes.

            Já conheciam este livro? O que acharam? Se não o conheciam ficaram interessados? Contem-me tudo aqui nos comentários, ou no meu instagram @happy_life_with_books J ❤

 


Comentários