"O Comboio Das Nove" de Filipe Bacelo (Opinião)

             

                                     Editora: Emporium Editora

                                                                                  Edição: fevereiro 2020, 1ªedição

                     Minha avaliação: 5/5 estrelas

       

                    Sempre fui a favor do perdão, de segundas oportunidades e de aprendizagem contínua, mesmo quando se trata de pessoas com bastante idade e se acha que a maior parte da vida já passou. Todos os dias aprendemos algo novo, uns dias coisas mais complexas outros dias mais simples, mas a verdade é que a aprendizagem é contínua e se realmente estamos dispostos a que essa sabedoria permaneça em nós é possível que possa permanecer nos outros também. Sendo assim, porque é que não consideramos o perdão e o recomeço como uma realidade mais natural?!

                Além disto, tenho vindo a concluir que o rancor e a cede de vingança só nos trazem dissabores maiores, pois na verdade é de conforto que precisamos e ele nunca se obterá pela maldade, mas sim pelo amor. A paz interior é um bem essencial, mas só a alcançamos quando o perdão está ativo e seguimos em frente com coração aberto cheio de pensamento positivo, em vez de ficarmos sempre a recordar o passado e a infelicidade que sentimos a certa altura.

“Algo tinha de mudar…algo tinha de ser feito…Não mais podia ser dor…mas sim amor…Eu tinha de mudar…Errei e continuei a errar…não mais nos mesmos caminhos…não nos mesmos modos…Voltei a colocar o meu coração no lugar…Caminhei para me encontrar…para saber o meu propósito…Ainda tinha mais uma oportunidade…e desta vez eu assumi o compromisso…semear amor…”

               

                     Este livro fala-nos disso mesmo, um tema verdadeiramente importante que eu nunca tinha visto trabalhado como nesta obra de Filipe Bacelo. Li, recomendo e irei reler, pois é um lembrete diário que o amor é sempre o caminho da felicidade, que o recomeço é uma possibilidade e que a nosso essência humana tem a capacidade de aprender o que é bom e mau. Uma história de amor com as suas complicações é certo, mas onde o amor vence, floresce e se espalha pelo que está à sua volta, ao mesmo tempo que cresce com o amor recebido. A vida é isto, dar e receber!

“Iria ainda enfrentar mais tempestades…não podia evitá-las…mas como eu as ia encarar é que certamente faria a diferença toda…”

                      A escrita do autor é bastante interessante e acaba por nos agarrar muito ao livro (li em dois dias 😅) um casual bem organizado, ideias estruturadas em que nos sentimos completamente envolvidos nos pensamentos.

                      Esta foi a primeira leitura que completei para o desafio Pelos Caminhos de Portugal criado pela Nicole do intagram "marcador.inquieto, dando-me direito ao selo "Portugal", para o qual era necessário ler um livro escrito por um português.

                  E tu? Já leste? O que achaste? Se não conhecias ficaste curioso? Visita o meu instagram para mais conteúdos e fala-me de tudo sobre este e outros livros !! 💕 @happy_life_with_books 


Comentários