"O Poder do Jejum Intermitente" de Alexandra Vasconcelos (Opinião)

               

Edição: 4ªedição, 2020

Editora: Planeta 

Minha avaliação: 5/5 estrelas


                A busca pelo corpo perfeito é uma realidade nos dias de hoje, que como tudo tem o seu lado bom e o mau. Quando levado obsessivamente pode causar distúrbios alimentares, psicológicos e até mesmo doenças graves. São nos apresentados os mais variados modos de exercício físico, dietas e truques que nos farão perder peso e alcançar o tão idolatrado “bikini body” (que na realidade não passa de um disparate na minha opinião) e no meio disto tudo esquecemos de tentar perceber a razão pela qual aquilo poderá ou não funcionar. Por outro lado, a vontade de mudar de vida e criar rotinas e hábitos mais saudáveis são uma ação muito mais positiva neste tema. A procura de estilos de vida que promovam a nossa longevidade, melhor qualidade de vida e um aumento das nossas potencialidades, levam-nos por um caminho de bem-estar e felicidade.  

                O jejum intermitente é uma prática que tem vindo a ser alvo de muita polémica e aplicação, com resultados visíveis e praticantes bastante satisfeitos. As críticas e opiniões são controversas, uns dizem ser o melhor que lhes acontecer, outros dizem ser uma prática ridícula porque não podemos comparar o estilo de vida da pré-história com o da atualidade. No entanto, tem-se vindo a verificar os ótimos resultados tanto a nível de metabolismo celular, como na regeneração de organelos, na destruição de células adiposas e no equilíbrio de hormonas importantes, juntamente com o aumento da hormona do crescimento, que tem muita importância na longevidade e rejuvenescimento do organismo.

                Do meu ponto de vista, não esquecendo que tenho uma licenciatura em Bioquímica pela UBI mas que não sou nenhuma médica ou nutricionista, este livro vem explicar muito bem a ciência por trás deste modo de vida e o porquê dos seus fantásticos resultados. Explica desde as alterações metabólicas, até às hormonas mais importantes no nosso corpo e a sua função. Muitas destes conceitos eu já conhecia (devido ao meu percurso académico) mas fiquei a conhecer uma grande variedade de estudos científicos que provam o que está aqui a ser afirmado. Um livro com uma base científica provada e apoiada por uma bibliografia verídica!


                No entanto, há que ter em atenção que alguns destes estudos apenas foram realizados em animais, o que não implica que os resultados sejam os mesmos em humanos, assim como pelo menos um deles foi realizado com uma população altamente adaptada, que é o caso dos muçulmanos na altura do Ramadão.

                Numa visão geral aconselho este livro e a prática em si, eu própria já comecei a ser adepta do jejum (exceto a dieta cetogénica que aqui é apresentada como um complemento que ajuda na obtenção de resultados com maior facilidade) e posso afirmar, com toda a convicção, que é mais fácil do que parece. Este livro é um autêntico guia para entender o porquê de resultar e a base, orientando o caminho a seguir e eliminando os mitos mais recorrentes, mas é importante não esquecer os pontos que antes referi a ter em atenção e perceber qual o melhor método de aplicação para cada indivíduo.

                Como nota final quero só dizer que mesmo que não tenhas intenção de iniciar este processo, lembra-te que é sempre bom estar informado e aprender. Este livro é ótimo nisso!

                  Fala comigo sobre a tua opinião deste livro aqui, ou no meu instagram 💛

P.S.: Este livro foi o terceiro que li para o desafio "Pelos Caminhos de Portugal", que me deu direito ao selo Fado. Fiz algumas alterações à minha TBR inicial, porque o livro que tinha decidido inicialmente para este selo não estava a ser do meu agrado, então não achei que fizesse sentido continuar a leitura.

Comentários