"Sombras" de Patrícia Morais (Opinião)

                                          

    No mês de agosto tive o prazer de ler este livro de fantasia escrito por uma mulher portuguesa com muito talento dentro dela, como se pode perceber pelo mundo incrível criado em Sombras !

    O livro inicia-se com a nossa personagem principal, Lilith, uma jovem de mãe portuguesa e pai britânico, que vive com a irmã e os pais. Depois de uma noite na discoteca com os amigos, ela chega a casa de madrugada e depara-se com algo que mudará a sua vida para sempre. Ao início não nos é dito em concreto o que aconteceu à sua família, algo que a mim me custou muito porque sou muito curiosa, apenas sabemos que eles morreram, mas depois de acabar o livro percebi que realmente não era mesmo a altura certa para descobrir tudo. Após o funeral, Lilith decide ir viver para os Estados Unidos, onde inicia o curso de Mitologia e Folclore que lhe permitirá estudar todas aquelas criaturas míticas que a fascinam, apesar de não existirem. No entanto, depois de algum tempo ela descobre que talvez essas criaturas afinal existam mesmo e tudo na sua vida volta a mudar mais uma vez. Para saberem mais a partir daqui terão mesmo de ler o livro 😋



    Houve muitas coisas neste livro que me fascinaram e agarraram desde início, por exemplo, a ideia de mudança de país com um possível American Dream que acontece mesmo, não naquele sentido do glamour, mas sim no sentido do que vamos conhecer e descobrir, um mundo cheio de criaturas que até então supostamente eram fruto da imaginação do homem. Toda a descrição sobre a sua nova vida é de certo modo aconchegante e cativante, o que nos faz sentir aquela vontade de sermos nós mesmos a viver tudo aquilo, assim como as personagens secundárias que aparecem e o triângulo amoroso (btw eu sou team Liam só para que fique aqui bem explícito ahahah quem leu percebe e tu quando fores ler perceberás também 😉). Uma característica que em certas alturas me irritou e noutras adorei, pois criou muitas das cenas de ação tornando o livro muito fácil de ler, foi a atração pelo perigo da personagem principal, como se tivesse uma enorme vontade de morrer para ir ter com a família.

    Algo que eu gostei muito na escrita é que após um grande salto para o futuro começamos a revisitar o passado para que tudo faça sentido, tornando o livro ainda mais cativante, pois a cada página descobrimos mais um pouco e a nossa curiosidade impede-nos de parar de ler! Isto torna o livro de leitura acelerada, coerente com o ritmo de vida das personagens. 



    Acho que para finalizar esta minha opinião não pode faltar uma referência positivo aquela que eu achei ser a principal crítica do livro. Somos variadas vezes presenteados com a ideia que muitas vezes os humanos conseguem ser mais monstruosos que os verdadeiros monstros, pois estes últimos fazem o mal devido ao instinto, mas os humanos fazem o mal por pura vontade própria, o que não é extrema verdade.

    Um enredo muito bem pensado e planeado, uma história com pontos inesperados e surpreendentes, personagens com extremo potencial, tudo isto num dos melhores livros de fantasia que já li. Aconselho mil vezes e volto a aconselhar outras mil!! Se gostam de livros que vos fazem sonhar acordados enquanto leem e ficar curiosos nos momentos em que têm de o pousar, este é a escolha ideal. 😍 Mal posso esperar pela sequela, Chamas!

    Li este livro com um conjunto de meninas no instagram, que vou deixar listadas já de seguida, no caso de quererem ver outras opiniões. Foi um dos livros que li para o desafio de leitura Pelos Caminhos de Portugal, na categoria de fantasia que me deu o selo "Vinho".  

@booksofbela

          @livrosdapipoca

          @ocanticodasborboletas

          @aluzdaprincesa

          @impacto_literario

          @irenevanessabooks

          @sensacoes_no_papel

    Passem pelo meu instagram e canal do youtube, onde encontram mais conteúdo!! Obrigada 💛



Comentários