"Crepúsculo" de Stephenie Meyer (Opinião)



            Se há livro ideal para ler no outono, com um belo café por companhia e um ambiente aconchegante, é sem dúvida este livro. Agora posso afirmar ainda com mais certeza que a sua fama é merecida, já era grande fã dos filmes, mas nunca tinha lido algum dos livros, no entanto, depois de ter visto o primeiro volume a tão bom preço no Tradestories como podia eu resisitir?! (visita a minhã página onde podes encontrar alguns livros que estou a vender a ótimos preços) O leitura tornou-se uma bela opção, pois consegui perceber muitos mais aprofundadamente o que ia na cabeça das personagens, o que eles realmente pensavam e as suas razões.

             Decidi então incluir este livro na categoria Vampire, porque fala de vampiros como é óbvio, e Siren, já que foi um livro altamente recomendado no instagram, do Trick-or-T(read)athon, o desafio de leitura a que me decidi juntar este mês (sabe mais aqui). 

             Falando agora um pouco mais especificamente do livro! Foi uma leitura muito prazerosa, desfrutei de cada capítulo, não só porque a história é cativante e chamativa pelo seu enredo, mas também porque adorei todo o ambiente e descrições do espaço e tempo, assim como me relacionei muito com as personagens. A Bella é uma rapariga que se dá muito bem no canto dela, gosta de passar tempo com ela própria e eu em parte eu sou assim, gosto muito de estar com a minha família e amigos, mas também aprecio o meu espaço e os meus momentos. Ela mudou-se para casa do pai que fica numa zona completamente diferente daquela onde ela sempre fez a sua vida! Passa do sol constante para o nevoeiro diário, da grande cidade movimentada para uma pequena localidade e, principalmente, passa de um sítio onde passava despercebida para um onde todos os olhos recaem nela, em especial os de Edward, um vampiro que torna a sua enorme vontade de lhe sugar o sangue em amor verdadeiro. O ambiente meio sinistro e um pouco assustador de Forks agradou-me tendo em conta esta altura do ano, há até uma passagem que me reconfortou muito por dentro, tanto pela descrição do espaço como pela referência à leitura de uma obra da Jane Austen, pois também eu ando a ouvir um audiobook da mesma autora!



             A complexidade da relação de Edward e Bella é das mais impressionantes que já li, um complexidade intensa que demonstram o grande amor que ali existe e que consegue encontrar uma solução para a barreira que os separa. Uma questão que tem toda a lógica ser abordada é a mortalidade de Bella, pois enquanto Edward não quer a sua morte também não a quer transformar, o que cria um dilema contínuo que tem dois pontos de vista. Eu gostei muito desta abordagem, pois acaba por nos fazer entender que tudo na vida pode ser visto de uma forma mais positiva como de uma forma mais negativa depende daquela que nos dá mais interesse considerar! Há dois momentos em que esta análise nos é apresentada, passo então a citar:

"Está na hora do crepúsculo - murmurou Edward (...) É a altura mais segura do dia para nós (...) A altura mais tranquila, mas, de certo modo, também a mais triste...o fim de mais um dia, o regresso da noite. A escuridão é tão previsível não achas? (...) 

Eu gosto da noite. Sem o anoitecer, nunca veríamos as estrelas"

"Estás tão pronta para que chegue o fim - murmurou quase para si mesmo - pois isto será o crepúsculo da tua vida, ainda que esta mal tenha começado. Estás pronta a abdicar de tudo? 

-Não é o fim, é o princípio - discordei em voz baixa."

                  Uma obra excelente para passar um bom bocado distraído do mundo que nos rodeia, disfrutar de uma nova história e de um mundo diferente do nosso. Uma verdadeira fuga da realidade do nosso dia a dia! 

Visitem o meu instagram e youtube para mais conteúdo!! Fiquem com Deus ❤

Comentários