"Sinal de Vida" de José Rodrigues dos Santos (Opinião)


    O que é a vida? De onde surgiu a vida? Há algum propósito na evolução do nosso planeta? Estas e muitas outras são as questões abordadas nesta grande obra de José Rodrigues dos Santos, onde se discute a relação entre a ética, ciência e religião.

    Começa pela deteção de um sinal vindo do espaço, rapidamente este é identificado como indicativo de vida extraterrestre e o dispositivo que o está a emitir vem na direção da Terra. Começa-se então a preparar uma tripulação que levará a cabo a missão de intersetar e estabelecer contacto com essa espécie de vida extraterrestre, encontro esse que possibilitará obter resposta para muitas perguntas em aberto sobre a vida. Durante todo o processo acompanhamos o português, Tomás Noronha, que fará parte desta aventura. Um homem que se auto considera um racionalista descrente na religião, no entanto com o evoluir da história eu notei uma mudança na personalidade desta personagem, pois na minha opinião ele torna-se um pouco mais compreensivo para a possível interligação entre a ciência e o divino, sendo esta ligação um dos pontos mais importantes neste livro, já que todos os factos científicos aqui apresentados são verídicos. Acompanhamos as deduções e ligações que levam muitos cientistas a relacionar Deus com a matemática, como se estes dois fossem dependentes um do outro, acabando mesmo por serem a mesma coisa. No entanto, estas deduções apenas podem ser concluídas com o conhecimento e análise da vida extraterrestre, o que está prestes a acontecer! Como se irá tudo processar e qual será o desfeche desta aventura?



    Algo que apreciei muito foi a invocação da fama do povo português como os pioneiros nos descobrimentos e que agora, na pessoa de Tomás Noronha, voltam a fazer história, mas desta vez no espaço! Também adorei todas as discussões sobre ciência, porque me permitiram aprender muito e cimentar melhor alguns conhecimentos, enquanto me ia divertindo com o enredo destas personagens. É sem dúvida uma maneira muito interessante de nos informarmos, torna o processo além de simples, também produtivo.

      Para pessoas como eu, que creem em Deus e na ciência, este livro é fantástico, pois mostra-nos que na verdade são temas extremamente interligados, ao contrário do que a população em geral acha. Foi reconfortante e enriquecedor perceber que além da fé que tenho, já há de certo modo suporte da ciência.

    Gostava muito de continuar a falar deste livro, mas não quero estragar as surpresas a ninguém que o decida ler. Fica a recomendação mesmo para os mais céticos, é um ótimo livro e muito completo, pois além de permitir o lazer acaba por nos educar e ensinar diversas coisas novas.

    Falei deste livro em vários dos meus vídeos no Youtube, não percas nenhum! Visita também o meu Instagram, onde há sempre conteúdo novo e atualizações. Já conheciam este livro, ou a obra deste autor português? 

                                                                                          Até à próxima, fiquem com Deus ❤


Comentários