"Uma Viagem ao Tempo dos Castelos" de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada (Opinião)



Editora: Editorial Caminho, 3ªedição, 1985

Minha avaliação: 5/5 estrelas

                  Uma Viagem ao Tempo dos Castelos é o primeiro volume da coleção Viagens no Tempo, que conta as aventuras de dois irmãos enquanto passam férias na serra do Marão em casa da tia. Após conhecerem um velho cientista muito amigável, Ana e João vivem momentos de emoção, perigo, felicidade e muitos outros sentimentos que farão qualquer criança/jovem ficar com vontade de acabar o livro de uma vez só.

                Penso que esta série infantojuvenil nacional se diferencia das outras já que facilita a aprendizagem da história nacional, porque além do lazer proporcionado pela leitura, somos presenteados com conteúdo histórico e factual, tornando-se assim uma ferramenta fantástica no ensino! Na minha opinião, seria ótimo o sistema de educação incluir obras deste género no ensino.

                Há alguns pontos que não são totalmente do meu agrado ao longo da história, mas isso deve-se à maturidade com que agora leio estas obras, pois já tenho conhecimento de outros livros de ficção científica baseados na ciência moderna. Se pensar na prespetiva de estas obras terem sido escritas para crianças e jovens, esta minha crítica torna-se um pouco mal fundamentada, pois não faria sentido colocar pormenores e detalhes desse género numa série infantojuvenil.

                Gostei bastante, era um livro que teria lido na totalidade numa tarde se não tivesse outras obrigações, por isso independentemente de acharem que vão ou não gostar, acho que faz todo o sentido experimentar, principalmente se tiverem crianças com quem queiram passar algum tempo de qualidade fora da televisão e dos telemóveis! Está aqui a oportunidade para um dia bem passado.

                    Este foi o segundo livro que li para o desafio "Pelos Caminhos de Portugal", que me valeu o selo "De Uma Ponta à Outra" em que o objetivo era ler um livro pertencente a uma série. No caso de quererem saber mais sobre o desafio, vejam a publicação com a minha TBR aqui e opinião do primeiro livro que já li para o desafio aqui. Visitem também a Nicole (a criadora) no seu instagram @marcador.inquieto!

                  Por fim, quero relembrar que em junho decidi iniciar um movimento relacionado com o minimalismo literário, com o objetivo de ser um desafio a diminuição no consumismo de livros. Fico então muito contente por partilhar com vocês que este livro pertencia à minha mãe! Mal o vi cá em casa decidi que tinha de o ler, dando-lhe assim uma nova vida. Agora será oferecer aos meus primos mais novos, estendendo por mais um ciclo a sua utilização! Sabe mais sobre este movimento na minha publicação "Projeto: Livros e Minimalismo" e usa a hashtag #livros_e_minimalismo sempre que entrares nesta onda de sustentabilidade ☺ .

               Visita o meu instagram @happy_life_with_books para mais conteúdos e conta-me tudo sobre as tuas leituras atuais.

                               Um abraço apertadinho, ate à próxima 💛



Comentários